Lula: Notícias do Estadão e da Folha de que ele promove acordo com Eduardo Cunha são “escandalosamente mentirosas”

Tempo de leitura: 3 min

Cunha e turma

Lula desmente acordo para proteger Eduardo Cunha

do Instituto Lula

São Paulo, 15 de outubro de 2015,

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participa nem estimula qualquer articulação para supostamente “proteger” o presidente da Câmara em procedimento do Conselho de Ética.

Lula não manteve encontros ou reuniões neste sentido com parlamentares do PT nem com políticos de outros partidos.

São escandalosamente mentirosas, portanto, as notícias publicadas a esse respeito, especialmente no jornal Estado de S. Paulo e no portal da Folha de S. Paulo.

O ex-presidente considera que este assunto compete ao Legislativo e ao Judiciário, dentro da lei e da Constituição.

O Brasil sabe que é a oposição, e não o PT, que há um ano vem promovendo articulações espúrias e barganhas, dentro e fora do Congresso, na desesperada tentativa de derrubar um governo democraticamente eleito.

*****

“Repudiamos qualquer acordo para beneficiar ou proteger Cunha ou Dilma”

Partido inicia campanha para incentivar a população a pressionar Conselho de Ética a dar celeridade ao processo de cassação do presidente da Câmara dos Deputados, que está sendo investigado no âmbito da Operação Lava Jato

 da assessoria do PSOL

A bancada do PSOL manifestou repúdio a qualquer tipo de acordão para salvar o deputado Eduardo Cunha do processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara. Os deputados também anunciaram uma campanha pelas redes sociais e via telefone para pressionar os membros do Conselho a dar celeridade às investigações.

O pedido de abertura de processo de cassação contra Eduardo Cunha foi protocolado, na terça-feira (13) pelo PSOL e Rede. Entre as acusações, as contas não declaradas na Suíça e a denúncia da Procuradoria Geral da República por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.

Os rumores sobre um possível acordão estão nos corredores da Câmara, foram divulgados pela imprensa e internet, e envolveriam Cunha e seus aliados e o governo federal. De um lado, seria aumentada a blindagem ao presidente da Casa, tanto na CPI da Petrobras como no Conselho de Ética; do outro, não seria iniciado processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

“É inaceitável que haja acordos de bastidores tanto para impedir o andamento de uma representação legal, quanto para pedido de impeachment. Nós não nos fixaremos em insinuações e repudiamos qualquer tipo de acordo para beneficiar ou proteger um ou outro”, afirmou o líder do PSOL, deputado Chico Alencar (RJ).

Chico Alencar repassou à imprensa a informação da nomeação para suplência no Conselho de Ética de dois escudeiros de Cunha: Carlos Marun (PMDB/MS) e Manoel Júnior (PMDB/PB) – o que representaria mais um sinal para evitar o bom andamento do processo. “Devemos primar pela transparência, agilidade e intocabilidade da representação”, destacou o líder do PSOL.

O deputado Ivan Valente (SP), membro da CPI da Petrobras, destacou que há um forte movimento, com ordem direta de Cunha, para que a Comissão seja enterrada. Desde o dia 1º de outubro foi protocolado requerimento para prorrogação da CPI, com apoia de 14 deputados, está pronto para ser votado no plenário – mas, como a inclusão na pauta do plenário depende da decisão de Cunha, isto ainda não aconteceu.

“Cunha foi depor em março e mentiu, disse que voltaria àquela Comissão, mas não o faz. E prevalece uma fiel e preocupante blindagem a ele. Quem ajudar a salvar Cunha vai acabar afundando junto”, declarou Ivan Valente. “É insustentável a posição de Cunha, que não merece estar na Presidência da Casa, nem exercer um mandato parlamentar”, afirmou.

Para o deputado Glauber Braga (RJ), há indícios fortíssimos do que está sendo operado, um acordão. “A nota de alguns partidos divulgada no último final de semana é uma farsa. Os líderes e representantes de partidos disseram publicamente, para dar um sinal à opinião pública, que defendiam o afastamento de Cunha, mas são eles mesmos que estão gerando o cinturão de proteção”, declarou. “E não se manifestaram nem na reunião de líderes, nem no plenário até agora”, completou Glauber Braga.

Campanha

O PSOL anunciou o início de uma campanha popular pelas redes sociais e via telefone com o objetivo de pressionar os membros do Conselho de Ética para que deem celeridade ao processo de quebra de decoro parlamentar contra Eduardo Cunha.

Serão tornados públicos os nomes e e-mails dos 21 membros titulares e suplentes do Conselho de Ética. Também será difundido o telefone da Ouvidoria da Câmara (0800 619 619) para que a população deixe seu recado e pressione, efetivamente, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar a dar andamento célere ao processo por quebra de decoro contra Eduardo Cunha.

Para o deputado Jean Wyllys, a opinião pública tem o poder de exercer essa pressão. “Cada eleitora e eleitor deve atentar para checar como está agindo o seu deputado. Assim esperamos que o Conselho haja com o decoro que lhe é devido”, explicou.

Segundo Chico Alencar é preciso evitar que “tudo vire uma pizza só, de sabor duvidoso e inescrupuloso. A luz do sol é o melhor desinfetante”.

Leia também:

Presidente do PT nega acordo com Eduardo Cunha


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Julio Silveira

É, meu caro Lula, esse é o preço da demora. Sabiamos que o Cunha é produto da oposição e do PIG, mas também sabemos que o PT demorou a chutar essa figura.
Provalvelmente por conta do respeito a tal coalizão. Acredito que o governo hoje ande sob cristais por conta dessa gente que o Sr. tirou para dançar. Gente que no baile pode largar o parceiro no meio da dança, por ser voluvel e estar sempre predisposta a uma nova cantada. Essa turma é um perigo, pode levar pro ralo varias reputações.

Urbano

Os escroques do pig são incansáveis no afazer da sua única competência, até porque sabem perfeitamente que os seus iguais cretinos os seguem automaticamente, por burrice e/ou maldade.

Luana

O pior é ver os colegas de esquerda compartilhando as notícias da Folha e do Estadão no facebook como se fossem verdadeiras.

maria do carmo

Por estas noticias mentirosas, nao compro nem um desses jornais conspiradores, nem avulsos, sendo que meu pai assinava esses mesmos dois jornais, que sempre li antes de ir para a escola, nao serve nem para classificados, talvez para enrolar lixo! Quando passo em banca olho as capas e penso qual sera a mentira de hoje?… No predio que moro tem familias que recebem a Folha e Estadao, a folha e o Alkimin que doa e nos pagamos e o estadao me parece que a pessoa trabalha num banco, sao jogados no lixo embalados! Quando menina eu lia inteiro, nao esqueco papai, exigia que colocasse as paginas em ordem, e lia no almoco e a noite.

Romanelli

tá bom, já que seria imoral, vamos acreditar ..mas e sobre suas constantes críticas a Levy, tb é mentira?
.
Que que é isso companheiro ??!!
.
Você, LULA, foi eleito na Paz e no Amor ..jogou dentro das regras, do modelo, do sistema, dos valores, dos métodos e das MESMAS réguas e avaliações ..aproveitou as oportunidades ..liderou, inovou, criou e comandou, provou como poucos ..foi reconhecido, colheu fama e frutos ..fez bonito ..deu orgulho até pra quem pensava entender do babado (principalmente no 1o mandato)
.
mas agora ..agora vc esta defendendo a INDISCIPLINA, o experimentalismo ? ..a queda de Joaquim Levy ?!
.
Desculpe LULA, mas LEVI esta certíssimo !!!! Responsabilidade fiscal agora, acima de tudo
.
– contenha-se gastos e investimentos
.
– viabilize-se o SUPERAVIT primário (cortando gastos e realinhando receitas) ..ganhe confiança ..abaixe o juros e afaste o risco da FUGA de capital, da torra de poupança, do rebaixamento ..retome-se então a atividade, o consumo e investimentos ..e deixe de pressionar, ESTABILIZE a divida pública, o comprometimento com orçamentos e GERAÇÕES futuras
.
Evidente que outras reformas precisam ser feitas (fiscal, tributária, administrativa, PREVIDENCIÁRIA etc), assim como com a revisão e/ou a adoção de outras praticas e instrumentos (desidenxação da economia, regulação da carestia de forma PREVENTIVA feita mais pelo crédito e contensão de gasto exagerado, e não pelo PLACEBO da SELIC, não só pelo juros) mas, uma coisa é certa, FORA A APROVAÇÃO DA CPMF, demonstrar disciplina e comedimento neste momento de provação, comprometimento, isso é condição básica, é tudo.
.
LULA, não passe pra história como um cara que aposta no tudo ou nada ..na terra arrasada ..o BRASIL esta parado, tem MILHÕES de pessoas sofrendo ..vê se ajuda e não atrapalha ..mire a Grécia, veja a Venezuela, a voluntariosa Argentina que patina há mais de década ..
.
..o país deu o PASSO maior do que a perna – houve sim desvios, desperdícios, descaminhos – agora é apenas uma questão de ajuste, de conjuntura ..quanto mais se contiver agora, menos tempo levará pra se retomar o crescimento logo mais à frente.
.
Já perdermos UM ANO discutindo o sexo dos anjos ..pelamordedeus colega
.
Afinal, repense, a qual grupo interessa mais que esta PARALISIA continue e se arraste até o próximo pleito ?
.
Por favor, deixe de dizer bobagens só pra agradar alguns esquerdopatas ANALFABETOS ..ensine-os ..MOSTRE ao BRASIL que o seu sucesso foi conquistado por mérito, por visão, e não por mero acaso, sorte ou herança imerecida, mergulhe de cabeça e cobre apoio ao LEVY o quanto antes

Sérgio

¨DEUS me colocou lá.¨ Cunha e Malafaia e Jesus… e que deus nos salve.
https://youtu.be/KQSWyIjeUGY

Sérgio

Telefone da Câmara Federal: 0800-619619. Pressionar para saída de Cunha.

Mauricio Gomes

Agora que o bandido Cunha está morto e seu cadáver começa a feder, a oposição e o pig malandramente tentam empurrar o defunto podre e fétido para cima do PT. Joguem esse verme na cadeia, junto com sua família de escroques e larápios.

    Clarivaldo Freire

    Mauricio Gomes, vou acrescentar que todos aqueles que pousaram para fotos com o Cunha devem ser enterrados juntos. Inclusive uns certos jovens que pensam que vão mudar o mundo. Começaram equivocados e continuarão porque são fruto desta mídia porca que está ai.

Deixe seu comentário

Leia também